quinta-feira, 10 de junho de 2010

APLV - dificuldades e tentativa de enriquecer a dieta!



Hj estou meio p baixo, queria dar a dudu outros tipos de alimentos diferentes mais sempre me deparo com alimentos q ele não pode comer!!Procuro receitas p fazer p ele pq acho q ele não merece estar comendo sempre a mesma coisa , a papinha salgada e frutas...bolachas e iorgutes não podem , pão tb não , cremogema tb não aiaiai...tento encontrar  na net receitas interessantes...achei algumas e vou fazer p ele, fim de semana vou fazer feira no mercado e compro os ingredientes...Fico aqui na expectativa q essa alergia passe logo, mais tem crianças q demoram bastante , será q ele vai ser assim? Não penso só agora , e quando ele crescer mais um pouco, começar a ir p festinhas d crianças e não poder comer os docinhos como as outras crianças ( fico triste com isso) e a escolinha como será?
Amiga blogueira kcal, se não me engano vc tem um filho q era APLV né? Como vc administrou essa questão?
Estou levando ele a medica na proxima segunda p ela ver isso direitinho , pq agora a dieta dele não é só leite ...E tb o leite , o isomil que custa 30,00 a lata e ele toma 2 e meia por semana, o q no final das contas não sai muito barato e pesa no orçamento...Estou tentando achar um leite d soja q seja como isomil mais q seja mais barato!Tô meio sem rumo na verdade!

Quadro com a diferença da Alergia a Leite de Vaca e Intolerância a lactose ( q ele não tem):


INTOLERÂNCIA À LACTOSE ALERGIA A PROTEÍNA DO LEITE DE VACA
O que é? Dificuldade do corpo de digerir e absorver a lactose. Reação alérgica às proteínas presentes no leite de vaca.
É mais comum em que idade? É mais comum em adultos do que em crianças. Mais comum em crianças, principalmente em bebês. Rara em adultos.
Quais são os sintomas e sinais mais comuns? Diarréia, cólicas, barriga estufada (distensão abdominal) e náuseas que podem ocorrer em minutos ou horas após a ingestão do leite de vaca. Vômitos, cólicas, diarréia, dor abdominal, prisão de ventre, presença de sangue nas fezes, alterações na pele, problemas respiratórios (asma, chiado, rinite) e emagrecimento. Podem ocorrer em minutos, horas ou dias após a ingestão do leite de vaca ou derivados.
Como é feito o diagnóstico? Pelo médico, através da história clínica e sintomas. Em alguns casos exames específicos são solicitados. Pelo médico, através da história clínica e sintomas. Exames podem até ajudar, mas a confirmação diagnostica é feia pelo “teste de desencadeamento”, no qual se observa a reação do paciente à retirada do leite de vaca e derivados e a reação à posterior reintrodução destes alimentos.
A criança pode continuar a ser amamentada no peito? Sim, o leite materno deve ser sempre o principal alimento oferecido ao bebê. E é raríssimo ocorrer a intolerância à lactose através do leite materno. Sim, mas a mãe deve seguir uma dieta especial, sem leite de vaca ou derivados, orientada por seu médico.
Se a criança não tiver mais mamando no peito, que cuidados devem ser tomados com a sua alimentação? Quantidades pequenas de leite de vaca, derivados e alimentos que contenham leite geralmente são toleradas. É necessária a exclusão completa de leite de vaca, derivados e alimentos que contenham leite (ex.: bolos e biscoitos).
É preciso dar algum leite ou fórmula especial? Sim, apenas para os bebês que não estiverem sendo amamentados. Para menores de 1 ano, usamos fórmulas especiais isentas de lactose. Acima de 1 ano, produtos com baixo teor de lactose são bem tolerados. Sim, apenas para os bebês que não estiverem sendo amamentados. A dieta deverá ser orientada pelo médico. IMPORTANTE: Leite de cabra, ovelha e búfala também podem causar reações alérgicas pela similaridade desses leites com o leite de vaca.
A criança volta a ter uma dieta normal? A maior parte das pessoas continua a apresentar a intolerância a lactose por toda a vida. Exceção deve ser feita à intolerância à lactose causada por uma diarréia prolongada, caso no qual a melhora é comum após algum tempo. Aproximadamente metade das crianças com APLV melhora por volta de 1 ano de idade. Mais de 90% delas estão curadas aos 3 anos de idade. Pouquíssimos pacientes continuam alérgicos ao leite por toda a vida.

Desculpem o desabafo meninas, mais hj andei pensando muito nisso!

Enquanto fazia este post achei um site q trabalha com alimentos p crianças alergicas, achei bem legal!
SOS Alergia!

5 comentários:

  1. OI Talita!!
    Te respondendo a pergunta da vacinação, no primeiro ano de vida do Lucas ele só tomou as obrigatórias da carteira de vacinação o Ped dele falava que ele estava imunizado e não precisava tomar as de campanha... Mas agora eu vou dar, dizem que mal não faz dar no primeiro ano de vida para todos, é que em campanha eles pegam aquelas crianças que os pais não levam nos postos... Mas vê com teu ped, eu sei que no Lucas eu não dei no ano passado quando teve estas campanhas!! bjokas

    ResponderExcluir
  2. flor que triste isso né?
    mas olha quem sabe ele cura?eu não sei se se cura mas tomara né?
    bjs enormeeeeees!

    ResponderExcluir
  3. ola amiga meu bebe tbm tem tolerancia a lactose adciona a gente aiiii minahs duvidas sao as mesmas que a sua gostaria muito e ocnversar com vc tem msn ou orkut ...

    vo aguardar tenho tanta do amigaa ja experimentou dar o leite de soja Ades pra ele ?

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Descobri agora o teu blog. A minha filhota tb tem APLV, ainda só tem 4 meses e vou agora começar a introduzir a sopa, a fruta e a papa. Dizes que a papa é salgada, é por causa de ser feita com aqueles leites horrendos? tadinhos!
    descobri este forum com mtas receitas para aplv.
    Beijinhos
    http://foruns.pinkblue.com/showthread.php?97557-RECEITAS-PARA-APLV

    ResponderExcluir